Brasil

FÓRUM BRASIL CHECK DEMONSTRA: O RESULTADO DA PESQUISA DO DATAFOLHA É FALSO

O instituto Datafolha publicou uma pesquisa ontem (08/12/2019), sobre o avaliação do governo federal.

Os resultados foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo, do mesmo grupo econômico.

Um dos cenários avalia a suposta aprovação ou reprovação do governo.

Os dados desse cenário são falsos.

Fazendo a soma dos dados apresentados, verifica-se que o ítem “Avaliação do Governo Bolsonaro” totaliza 99%, e não 100%.

Os números dessa avaliação são: 36% + 32% + 30% + 1%. A totalização é de 99%.

Todos os demais gráficos apresentados na mesma pesquisa totalizam 100%. Não foi encontrada nenhum dado para:

1) Explicar motivo para esse gráfico totalizar 99% em discrepância com os demais gráficos que totalizam 100% na mesma pesquisa;
2) Justificar a ausência de 1% no ítem avaliado.

Conforme os gráficos em anexo, os números – reverberados pela grande mídia – repetem o resultado divulgado no jornal Folha de São Paulo, o qual pertence ao mesmo grupo que controla também o instituto Datafolha.

Os números da pesquisa do Datafolha estão na Folha de São Paulo na edição impressa de 08/12/2019, na primeira página, e nas páginas A4 e A8.

Na checagem da matéria impressa, não foi encontrada a motivação para os dados equivocados e inverídicos.

Os dados falsos sugerem uma interpretação equivocada do cenário apresentado. A se considerar que existe um erro de 1% no universo, esse número deve ser acrescido a todas as margens de erro de todos os números da pesquisa (no cenário “Avaliação do Governo”), o que faz com que os ítens enfocados (aprova/desaprova/regular) passem a ser considerados como empatados.

Até o momento dessa verificação (8h da manhã de 09/12) não foi localizada nenhuma justificativa no site do Datafolha.

É falsa, portanto, a afirmativa de que a aprovação do governo supera a sua desaprovação.

A pesquisa apresenta outro dado incorreto. Em um gráfico comparativo apresentado na página A4 do jornal é feito um comparativo de presidentes. O comparativo coteja dados de Bolsonaro, Lula, Dilma, FHC e Collor, com 12 meses do primeiro mandato. Os dados, porém, indicam o ano de 1991 para Collor. A informação é incorreta, pois 9 meses e 15 dias do primeiro mandato de Collor foram em 1990 (15/03/1990 a 15/03/1991). Assim, os primeiros 12 meses de Collor transcorreram, em sua maioria, em 1990, (9 meses e 15 dias) e não em 1991 (2 meses e 15 dias). O comparativo, portanto, é distorcido, incorreto e imprestável, pois, conforme consta do gráfico, considera somente dados de 1991 de Collor.

É falso comparar dados de períodos diferentes (Collor X Bolsonaro), sob o título “12 primeiros meses do primeiro mandato”, sem explicar que os dados de Collor são parte de 1990 (pouco mais de ⅔) e parte de 1991 (pouco menos de ⅓).

O Fórum Brasil Check é uma articulação da qual o Movimento Avança Brasil faz parte, que juntou veículos da mídia independente, sites e comunidades de redes sociais, e que tem por objetivo fazer a checagem, direta e objetiva, dos dados apresentados pela grande mídia. Cada veículo, grupo ou comunidade decide sobre a publicação dos dados de uma checagem.

2 Replies to “FÓRUM BRASIL CHECK DEMONSTRA: O RESULTADO DA PESQUISA DO DATAFOLHA É FALSO

  1. Realmente, precisamos de uma nova constituição!!!! Porém, este Congresso que está aí não tem moral nem gabarito para isso!!!!

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.